Por que as árvores do Cerrado são tortas?
A vegetação do Cerrado é influenciada pelas características de solo, clima e fogo. O excesso de alumínio e a alta acidez do solo diminuem a disponibilidade de nutrientes às plantas, tornando-o tóxico para as que não são adaptadas. A baixa fertilidade e a elevada toxicidade do solo são associadas ao nanismo (crescimento deficiente de uma planta ou órgão vegetal) e a tortuosidade da vegetação.
Após a passagem do fogo, os tecidos vegetais mais moles, como folhas e gemas (tecidos de crescimento das plantas), sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos ramos e galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais do galho, quebrando a linearidade do crescimento. Quando a frequência do fogo é muito elevada, com queimadas frequentes, a parte aérea da planta pode não se desenvolver, tornando-se uma planta anã.
O clima, marcado por duas estações – uma chuvosa e outra com estiagem prolongada – também influencia a vegetação, determinando ambientes mais e menos favoráveis para a ocorrência de determinadas espécies de plantas. O clima com duas estações bem marcadas (sazonalidade) tem efeito sobre a disponibilidade de nutrientes e a toxicidade do solo. Com baixa umidade, o solo se torna mais ácido e a disponibilidade de nutrientes diminui, influenciando o crescimento das plantas. Então, a combinação da sazonalidade climática, deficiência nutricional dos solos e ocorrência do fogo determinam as características da vegetação do Cerrado.
Por Isabel Figueiredo – (Ecóloga) e André Stella – (Engenheiro Florestal). Fonte: ISPN – Instituto Sociedade, População e Natureza
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir